You are currently viewing 1° de Maio: Dia de reafirmar a luta histórica da classe trabalhadora!

1° de Maio: Dia de reafirmar a luta histórica da classe trabalhadora!

 

Ilustração de Wladimir F. Marinho

O SINSERCON/RN convida toda todas as categoria da sua base para participar nesta quinta-feira, 1º de maio, do Ato Político Cultural Unificado pelo Dia do/a Trabalhador/a.

A concentração será a partir das 9h, em frente ao Teatro Alberto Maranhão no bairro da Ribeira, em seguida o ato segue rumo ao samba das Rocas.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE LUTA DA CLASSE TRABALHADORA

Há mais de um século o movimento sindical e popular celebra o 1º de maio com mobilizações e protestos nas ruas para reafirmar as lutas históricas da classe trabalhadora.

Com as bandeiras na rua
Ninguém pode nos calar

(Oração Latina, César Teixeira)

São batalhas que fazem parte do chão da fábrica, do bê-á-bá da escola e de trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade. Mais um dia para reforçar a resistência e combater os baixos salários e a retirada de conquistas.

Ano após ano, sucessivas mobilizações explodem em lutas contra a carestia dos alimentos e os constantes ataques aos direitos promovidos por governos e patrões. Resta à classe trabalhadora erguer o punho em sinal de resistência e botar a boca no mundo. Seja no setor privado que continua escravizando as relações de trabalho. Seja no serviço público municipal, estadual e federal, como saúde, educação, segurança, transporte, que realiza greves e paralisações em todo o país por melhores condições de trabalho e valorização profissional. Assim como a luta por moradia e contra os despejos, povos indígenas e quilombolas também resistem e avançam gritos de guerra em defesa dos seus territórios ancestrais.

// Fim da escala 6×1
// Sem Anistia
// Contra as reformas trabalhistas e da previdência
// Contra o arcabouço fiscal

Deixe um comentário