Janeiro branco: campanha chama atenção para saúde mental

0
249

O Brasil ocupa o 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo: são 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade. Diante desse cenário, o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão decidiu criar, em 2014, a campanha Janeiro Branco. O objetivo é chamar atenção para a saúde mental e promover o debate sobre temas como depressão, ansiedade e fobias.

Os jovens estão entre os principais focos da campanha que conta com palestras, rodas de conversa, distribuição de folhetos informativos, entre outras ações. De acordo com os idealizadores, nos últimos três anos o número de atendimentos no SUS a jovens com depressão aumentou 118%.
A escolha do mês de janeiro não é por acaso: o período de fim de ano e início de um novo pode causar ou aumentar a ansiedade pela frustração de não ter cumprido metas ou anseio por mudanças. Embora seja liderada por psicólogos e outros profissionais da área, a ideia é que, aos poucos, a cultura da saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com a desmistificação de crenças populares sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui